Classificação Geral dos Ácaros & Morfologia Externa

Filo Arthropoda                                                                                                                   

           Os artrópodes evoluíram provavelmente a partir dos anelídeos ou de alguma forma de ancestrais comuns. Constituem o maior grupo de espécies do Reino Animal. A mais notável característica deste grupo é a presença do exoesqueleto, que embora tenha limitado o tamanho, confere proteção contra perda de água pelo corpo e desta forma, puderam ocupar uma grande variedade de habitats. Movem-se por apêndices segmentares articulados. O celoma é reduzido e a musculatura está organizada em feixes presos ao esqueleto internamente. O sistema circulatório é um hemocele com um coração dorsal. A hemocianina é o pigmento respiratório comum. Os órgãos excretores estão representados por formações saculares pareadas, mas os túbulos de Malpighi estão presentes em muitos artrópodos terrestres. Os órgãos sensoriais permitem a monitoração do meio ambiente e são especializações da barreira exoesquelética. Geralmente são dióicos e a cópula e fecundação interna são características da maioria das espécies.

Classificação

             Os artrópodes estão divididos em Trilobita (extintos), Chelicerata, que contém os límulos, os escorpiões, aranhas e outros; Crustácea, que contém os camarões, cracas, siris, caranguejos e outros; e Uniramia que contém os insetos, centopéias e piolhos-de-cobra. O nome uniramia refere-se aos apêndices não ramificados.

Subfilo Cheliceriformes

             Todos os animais pertencentes a este grupo caracterizam-se por apresentar um cefalotórax (ou prossomo) e um abdômen (ou opistossomo). Não tem antenas e o primeiro par de apêndices são estruturas alimentares chamadas quelíceras. O segundo par é chamado de pedipalpos e geralmente são seguidos de quatro pares de pernas.

            Os quelicerados estão divididos em duas classes: Pycnogonida e Chelicerata.

Classe Chelicerata

  Subclasse Arachnida

             A subclasse arachnida é caracterizada pelo fato de seus membros geralmente apresentarem: corpo dividido em duas regiões (tagmas), prossoma (anterior) e opistossoma (posterior); prossoma composto por um ácron e seis segmentos, coberto por um escudo; opistossoma composto por até 12 segmentos e um télson; apêndices do prossoma correspondendo a um par de quelíceras, um par de pedipalpos e quatro pares de pernas; antenas ausentes; cada um dos apêndices segmentados e compostos por um único ramo; opistossoma sem apêndices ou estes em forma de fiandeiras (aranhas) ou pectinas (escorpiões); trocas gasosas por traquéias, pulmões foliáceos (filotraquéias) ou pela difusão através da parede do corpo; quase todos terrestres (BRUSCA & BRUSCA, 2002).

Ordem Acari

             O grupo Acari inclui espécies de aracnídeos enormemente diversos. São capazes de colonizar muitos tipos de micro habitats.

            A grande maioria dos ácaros difere dos demais aracnídeos pela ausência de segmentação do corpo (o que também é verdade para a grande maioria das aranhas), ausência de subdivisão do corpo em tagmas separados, presença de um gnatossoma e presença de apenas três pares de pernas no primeiro estágio móvel de desenvolvimento ontogenético. As quelíceras e os pedipalpos variam em estrutura, dependendo da sua função. Pêlos ou setas recobrem o corpo dos ácaros, que são estruturas consideradas órgãos sensoriais importantes para os ácaros.

Subordem Opilioacariformes: Ácaros primitivos (ex. Família Opilioacaridae).

Subordem Parasitiformes: Ácaros e carrapatos (ex. Aponomma, Argas, Boophilus, Dermacentor, Ixodes).

Subeordem Acariformes: Ácaros e sarnas (ex. Demodex, Halotydeus, Penthaleus, Scirus, Tydeus).

……

Morfologia Externa

Através de estudos conduzidos por Grandjean (1935), foi observado que a quitina encontrada nas setas dos ácaros apresentou dois fenômenos distintos de óptica. Foi revelado que determinado grupo de ácaros as setas são opticamente ativas, e se colorem facilmente com iodo, já as setas do outro grupo são opticamente inativas e não se colorem com iodo. Devido á este fenômeno, este autor designou a quitina opticamente ativa de actinoquitina, hoje designado como Actinotrichida; os demais foram reunidos no grupo hoje designado Anactinotrichida.

 

                                         

Anactinotrichida (Parasitiformes & Opilioacariformes)

Sem sulco sejugal no idiossoma e sem papilas genitais (acetábulas). Tritosterno frequentemente presente. As quelícera geralmente trissegmentada, em forma de quela e denteada. Palpo normalmente com apotele, estrutura que corresponde às unhas das pernas, com um número variável de ramos. Pernas com todos os segmentos distintos, sem subdivisões (exceto em Opilioacarida) ou fusões; coxas livres, articuladas e móveis.

Notostigmata (Odem Opilioacarida)

Pequeno Grupo de ácaros, medindo 1,5 a 2,3 mm de comprimento na fase adulta e com aspecto geral de opiliões. O idiossoma é desprovido de escudos e possui uma leve constrição após o podossoma. O dorso pode apresentar 2 pares de ocelos laterais. Quelícera distintamente segmentada, em forma de quela denteada. Existem 4 pares de estigmas simples dorsalmente no opistossoma, em tritoninfa e adultos. Protoninfa e deutoninfa com 2 a 3 pares de estigmas, respectivamente.

A maioria das espécies deste grupo vive sob pedras, solo e na serrapilheira. Uma espécie deste grupo foi encontrada sob casca da base de árvores da Mata Atlântica do Estado de São Paulo. Seu hábito alimentar é bastante variável, sugerindo serem predadores e, até certo ponto, onívoros.

Tetrastigmata (Ordem Holothyrida)

Pequeno grupo de ácaros com até 7 mm de comprimento na fase adulta. São esclerotizados; dorsalmente têm o corpo coberto por um escudo; dorsalmente são cobertos por um escudo holoventral. Apresenta um par de estigmas localizados lateroventralmente, à altura das coxas III em conexão com peritremas alongados, e um segundo par de estigmas posteriormente às coxas IV. Tritosterno pequeno (sudividido) ou ausente. Quelícera distintamente trissegmentada, em forma de quela denteada. Tarso do palpo com apotele subterminal. Na região dorso-terminal do tarso do primeiro par de pernas com uma concentração de estruturas sensoriais, conhecidas como órgão de Haller.

São ácaros venenosos, sendo responsáveis pela morte de aves e envenenamento em humanos, decorrente de sua ingestão acidental. Ainda não encontrados no Brasil.

Mesostigmata (Ordem Gamasida)

Maior grupo de ácaros Anactinotrichida, com 0,2 a 2,5 mm de comprimento na fase adulta. Algumas espécies de solo são fracamente esclerotizadas e de cor pálida. No entanto, em geral o idiossoma desses ácaros é parcial ou totalmente coberto por escudos resistentes, de cor castanha a marrom-escura, que se destacam da cutícula brancacenta, estriada e flácida. No dorso do idiossoma, um escudo pronotal cobre o prossoma, e um escudo pigidial, restrito á região posterior do opistossoma. Ninfas e adultos apresentam um par de estigmas localizados ventrolateralmente no idiossoma, entre as coxas II e IV; um canal dirigido anteriormente, o peritrema. A larva é desprovida de estigmas e peritremas. Tritosterno geralmente presente, distalmente subdividido (formando um par de lacínias); frequentemente ausente nos Mesostigmatas parasitos internos.

Quelíceras trissegmentadas, geralmente formando quela denteada. Palpos normalmente constituídos por cinco segmentos. Apotele distinto, na região basal e interna do tarso.

  •  Famílias:

-Ascidae

-Phytoseiidae

.

Metastigmata (Ordem Ixodida)

Grupo de ácaros conhecidos como carrapatos, com 1,7 a 12,6 mm de comprimento na fase adulta, mas quando ingurgitados alcançam até 30 mm de comprimento. Ninfas e adultos apresentam um par de estigmas localizados ventrolateralmente no idiossoma, entre as coxas III e IV ou atrás das coxas IV; o peritrema é uma estrutura geralmente arredondada ou em forma de vírgula, provida de grande número de orifícios, que circunda o estigma. As larvas são desprovidas de estigma e peritrema.

Ácaros desse grupo são conhecidos principalmente pela presença de filas de dentículos triangulares recurvos na região anterior do ventre do gnatossoma, assim como a presença da estrutura conhecida como órgão de Haller. Tritosterno ausente. Quelícera bissegmentada e palpo com 3 ou 4 segmentos. Apotele ausente.

  •  Famílias:

-Ixodidae

-Argasidae

Actinotrichida (Acariformes)

Geralmente com sulco sejugal bem visível e com papilas genitais. Pernas frequentemente com subdivisões ou fusões de segmentos; coxas sempre fundidas à face ventral do podossoma, frequentemente formando apódemas. Tritosterno ausente. Quelícera bissegmentada e muito variável; pode ser em forma de quela, denteada ou edentada, mas frequentemente apresenta dígito móvel modificado em estrutura alongada, em forma de lâmina ou de estilete. Apotele ausente.

Prostigmata (Ordem Actinedida)

Ordem mais heterogênea dos ácaros, com 0,1 a 16 mm de comprimento na fase adulta. Apresentam variadas cores. O idiossoma é quase sempre pouco esclerotizado e geralmente dividido em duas regiões, propodossoma e histerossoma, pelo chamado sulco sejugal. O prodorso apresenta 3-6 pares de setas simples e 0-2 pares de setas especiais, chamadas tricobótrios ou órgãos sensoriais. Apresentam 0-2 pares de ocelos e o número de setas dorsais é extremamente variado.

O gnatossoma é bem evidente; as quelíceras podem ser quelado-denteadas, mas frequentemente o dígito fixo é reduzido e sem dentes e o dígito móvel, estileteforme. Os estigmas quando presentes localizam-se juntos à base das quelíceras, na base do gnatossoma ou na margem latero-anterior do propodossoma. O ambulacro é formado por duas unhas e um empódio, este último às vezes ausente. Unhas e empódio podem ser unicformes ou almofadados.

  •  Famílias:

-Bdellidae

-Cheyletidae

-Cunaxidae

-Tuckerellidae

-Tydeidae

-Erythraeidae

-Pyemotidae

-Pygmephoridae

-Stigmaeidae

-Eriophyidae

-Tarsonemidae

-Tetranychidae

-Tenuipalpidae

.

Astigmata (Ordem Acaridida)

Medem em torno de 0,3 a 0,5 mm de comprimento na fase adulta. De cor branco-pérola a amarelo acastanhada, com cutícula lisa ou estriada. O sulco sejugal é frequentemente bem desenvolvido. Prodorso com ou sem escudo. Com no máximo 4 pares de setas no dorso do propodossoma e 18 pares de setas no dorso do histerossoma.

O gnatossoma é unido ao idiossoma por uma articulação móvel e a quelícera é quase sempre em forma de quela e denteada. O palpo é reduzido e geralmente com quase dois segmentos. As unhas são ausentes. A abertura genital apresenta-se em forma de U, V ou Y invertido, e é ladeada por dois pares de papilas na fase adulta (exceto em Histiostomatoidea, em que as papilas existem, mas não estão próximas da abertura genital).

  •  Famílias:

-Acaroidea

-Glycyphagoidea

-Hemisarcoptoidea

-Histiostomatoidea

.

Cryptostigmata (Ordem Oribatida)

Medindo entre 0,2 a 1,4 mm de comprimento, estes ácaros são frequentemente bastante esclerotizados, principalmente na fase adulta. Em alguns, ocorre uma articulação completa entre a região anterior (proterossoma) e posterior (histerossoma) do idiossoma; a zona sejugal é formada inteiramente por cutícula mole, permitindo ao ácaro retrair o prodorso sob o bordo anterior da parte ventral do histerossoma. Alguns grupos apresentam pteromorfas, que são estruturas aos pares em forma de asas na região anterolateral do idiossoma.

A quelícera em forma de quela e denteada. O palpo apresenta 3-5 segmentos. O prodorso pode apresentar até 6 pares de setas, sendo as mais características um par de tricobótrios, com variáveis formas (setiforme, pectinada, clavada, achatada etc.). As aberturas genital e anal são providas, cada uma, de um par de escudos.

Os segmentos das pernas geralmente não são fundidos; o pré-tarso é formado por uma ou três estruturas unciformes; raramente duas. No caso de haver uma só estrutura desse tipo, pode ser interpretada como um empódio.

Esse post foi publicado em Classificação & Morfologia e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s